Fugindo um pouco do tema desenvolvimento de software a qual esse blog é dedicado, dedico este post a tratar de um assunto que muitas vezes passa desapercebido, mas que para um blogueiro ou um webmaster é um dilema.
Quanto vale o seu site? Quanto vale todo o esforço despendido? Por quanto devo vender?
Quando se pensa em qual valor cobrar por um determinado site, temos muitas variáveis que entram nos custos fixos como horas trabalhadas, manutenção, divulgação, horas extras, registros, etc.
Por outro lado, para definir o valor final muitas outras variáveis entram no cálculo onde algumas não figuram na realidade de um determinado negócio, enquanto outras são os pontos chaves. Dentre esses pontos podemos citar o número de visitas que o site recebe, a popularidade, o pagerank, ...
Quando o assunto é estimar o quando um site vale, entramos em infindáveis discussões.
Para ajudar nessa tarefa temos a disposição algumas ferramentas online muito interessantes.
SmartPageRank: Uma ferramenta bastante completa que estima o valor potencial do seu site e também apresenta outras informas como tempo de domínio, Google PageRank, backlinks, páginas indexas (no Google, Yahoo, MSN, AltaVista e AllTheWeb) e tráfego.
DNScoop: Estima o valor do site através de alguns critérios (particularmente eu não obtive sucesso com alguns blogs que testei).
CubeStat: Com os links que testei, o valor estimado ficou muito distantes do que julgo real. E as informações como
BizInformation: No meu ponto de vista essa foi uma das ferramentas cujo avaliação resultou em um valor mais próximo do que considero aceitável. Entretanto essa é uma opinião bem particular e, acredito, até pouco confiável já que cada caso é um caso.
O melhor é você experimentar e tirar suas próprias conclusões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário